Mais uma leitura do parceirosdasextante, e preciso compartilhar como foi essa caminhada, ufa! 🙃
Essa foi a leitura que exigiu muito de mim, já que Criatividade não era um lugar confortável para mim.
Sempre me vi como alguém mais objetiva, pé no chão, prática. “Criatividade? Isso não é pra mim”, eu pensava. E foi justamente por isso que Trilhando o Caminho do Artista, da Editora Sextante, da escritora Julia Cameron, me desafiou tanto.
Quando comecei a leitura, percebi que não seria apenas um livro, que teria que ter muita dedicação. Percebi que seria uma jornada interna, exigindo mudanças reais nos meus hábitos e na minha rotina.
🚀 Não foi fácil.
Fazer as Páginas Matinais todos os dias, por exemplo, aquele exercício de escrever 3 páginas à mão logo ao acordar, parecia difícil e estranho no começo. Era como abrir uma conversa com alguém que eu nem sabia que existia: minha parte criativa. Vários dias pensei que não conseguiria, não tinha ideia do que escrever, mas sabia que esse exercício seria importante para o meu desenvolvimento.
E marcar um “Encontro com o Artista”? Eu nem sabia o que me nutria criativamente! Precisei me permitir experimentar, sair do automático, abrir espaço para o novo.
Mas com o tempo, fui percebendo que criatividade não é um dom reservado para artistas. Ela é uma força vital. Está em todos nós — inclusive em quem, como eu, se achava “nada criativa”.
Julia Cameron me ajudou a perceber que a criatividade está menos ligada ao talento e mais à escuta interna, ao autocuidado, à coragem de se expressar sem julgamentos.
O livro aborda temas profundos de forma prática e sensível, como:
✅ O poder da escrita matinal para desbloquear pensamentos e emoções reprimidas. Esse ponto pra mim é necessário, já que eu recomendo sempre no processo de autoconhecimento;
✅ O enfrentamento da autocrítica, que a autora chama de “Censor Interno”;
✅ A importância de nutrir nossa alma criativa com pequenas doses de prazer e inspiração;
✅ As citações em todo o livro que nos fazem refletir (compartilho com vocês nos posts);
✅ E principalmente: a ideia de que a criatividade pode e deve ser cultivada, como um músculo.
▶️ Hoje, reforço que precisei sair da minha zona de conforto, mudar a minha mentalidade e permitir fazer algo que eu não acreditava.
Se você sente que precisa se reconectar com você mesmo, se vive preso no modo automático, se já disse “não sou criativo” mais de uma vez… talvez seja hora de conhecer esse caminho.
Trilhando o Caminho do Artista pode ser desafiador, difícil, algo que num primeiro momento não acreditamos, mas é possível sim fazer essa jornada.
E você, já se permitiu despertar sua criatividade?
Convido você a fazer a fazer essa leitura e descobrir a sua criatividade! 😉
hashtag#Criatividade hashtag#DicaDeLeitura hashtag#ParceiroDaSextante hashtag#LinkedinNoticias



