Você já se sentiu esgotada depois de conversar com alguém? Já teve a sensação de estar sempre se explicando, se justificando ou pisando em ovos com uma pessoa que deveria te apoiar? Se sim, talvez você tenha cruzado o caminho de um narcisista – e, como Dra. Ramani Durvusala afirma no livro “O Problema Não É Você”, da Editora Sextante e isso é mais comum do que parece.
“Narcisismo” é um estilo de personalidade mal – adaptativo que se manifesta nas relações interpessoais e engloba um amplo espectro de traços e padrões comportamentais.
O grande problema é que, muitas vezes, nos culpamos por sermos tratados com frieza, indiferença ou manipulação, como se tivéssemos feito algo de errado, e aí, aquela frase sempre aparece: “É tudo culpa minha”.
Mas, como o título do livro já revela, o problema não está em você, ou melhor, o problema não é você!
Nesse livro, a autora descreve o narcisismo não apenas como um transtorno, mas como um padrão de comportamento tóxico que pode sugar sua energia, autoestima e clareza emocional, e com isso, te desequilibrar emocionalmente, fazendo com que você se questione muitas vezes, se julgue e ainda se puna.
Agora, ATENÇÃO!!! muitos narcisistas não são óbvios – eles são charmosos, carismáticos e envolventes, o que dificulta a identificação, já que eles criam um clima envolvente difícil de perceber o que realmente está acontecendo.
Alguns traços de narcisismo, segundo a autora:
✔️ Necessidade de suprimento narcisista – precisam de validação e admiração;
✔️ Egocentrismo – isso vai além do egoísmo, chegando à depreciação do outro;
✔️ Inconsistência consistente – quando está no controle da situação é mais agradável, mas ele vai do céu ao inferno num piscar de olhos;
✔️ Inquietação – busca constante por novidades e emoção;
✔️ Grandiosidade delirante – tem crenças exageradas sobre a importância dele no mundo, fantasia histórias de amor e sensação de superioridade;
✔️ Incapacidade de autorregulação – não conseguem gerir suas emoções, não sabem expressá-las e acha vergonhoso demonstrar vulnerabilidade;
✔️ Falta de empatia – Eles minimizam sua dor, mudam de assunto ou fazem com que você se sinta frágil por se importar, e outros traços.
Preste atenção: Cuidado ao sair por aí rotulando as pessoas de Narcisista, de forma equivocada.
Esse livro é convite à lucidez. Ele nos ajuda a perceber que algumas relações não são difíceis — são destrutivas — e continuar nelas significa se abandonar diariamente. Por isso, não tente entender por que o narcisista tem esse comportamento. Você precisa entender e aceitar que o comportamento dessa pessoa faz mal e vai se repetir.
Você já viveu algo assim?
Quantas vezes você já tentou “consertar” uma relação que, na verdade, só te adoecia?
#SaúdeMental #Autoconhecimento #ParceiroSextante #LinkedInNoticias



